Casos e projetos
de sucesso
Como parceiros oficiais Moodle e Totara, apresentamos as melhores opções de flexibilidade e personalização das plataformas.
Utilizamos soluções à medida das suas necessidades de forma a garantir uma formação de qualidade.
 

Case Study Camões - Instituto da Língua e da Cooperação

DO CLIENTE:
Camões - Instituto da Língua e da Cooperação

PAÍS / REGIÃO:
Portugal e Timor Leste

SECTOR:
Educação, Copperação, Língua, Desenvolvimento social e económico

ASSUNTO:
O Instituto Camões pertence ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e é especializado na promoção da língua portuguesa e da cooperação nos países estrangeiros.

PÚBLICO ALVO:
3000 pessoas


 
Enquadramento +

O Instituto Camões, foi criado para a promoção da língua portuguesa e da cultura portuguesa no exterior. Sob a superintendência do Ministério dos Negócios Estrangeiros, assegura a coordenação, execução de projetos de difusão da língua portuguesa e de cooperação com vários países.

Desafios +

O Instituto Camões pretendia desenvolver a formação online de Língua Portuguesa, atualizar a sua plataforma Moodle e apostar na formação online nas áreas de Boa Governação, com inúmeros cursos em diversas áreas para Quadros Públicos e Professores em Timor-Leste. Estas formações e plataformas online resultam das prioridades da Cooperação, respondendo às estratégias definidas pelo Camões e às necessidades de capacitação de professores, juristas e altos quadros de Timor Leste.

O Instituto Camões precisava de uma plataforma eLearning, com App mobile, produção à medida de módulos de formação em língua portuguesa, com vídeos e recursos interativos, em áreas como prevenção criminal, criminalidade financeira e auditoria social. Esta formação assíncrona para a gestão das finanças públicas e para a gestão formativa de cursos decorrerá na plataforma online e visa atingir cerca de 3000 utilizadores.

A Solução +

A partir da análise das necessidades do Instituto Camões, a EDUdigital, desenvolveu um plano operacional, em que foi feita a configuração personalizada da plataforma Moodle, a instalação da app Moodle mobile, a formação certificada à equipa e a produção e gestão de conteúdos digitais para melhor eficácia na formação à distância.

A EDUdigital planificou, desenhou e organizou os conteúdos digitais e a manutenção técnica e pedagógica desta plataforma de eLearning para Ensino a Distância, quer na componente mais técnica e funcionalidades, quer na componente mais pedagógica da boa utilização da plataforma e dos conteúdos digitais.

A plataforma Moodle, a criação de storyboards, a produção de vídeos e animações e a sua ligação aos sistemas existentes no Camões foram planeadas para suportar uma estratégia de continuidade na aposta no elearning e blended learning, articulando ambos os tipos de formação síncrona e assíncrona. Com cerca de 100 módulos no projecto para Timor Leste e mais de 100 vídeos para o projeto de formação online de língua portuguesa, pretende-se responder ao chamado novo normal, com as formações de capacitação e os processos de educação no Online.

Resultado +

O Instituto Camões tem uma plataforma eLearning de Formação com várias funcionalidades e centenas de recursos digitais com textos, imagens, vídeos, locuções e interatividades que lhe permite gerir toda a Formação dos seus parceiros em Timor Leste e que permite também realizar a formação de língua portuguesa para o público em geral, seja para as competências linguísticas, seja para as competências da boa governação e transparência nos temas económico-financeiros.

Com o trabalho da EDUdigital, foi possível ao Instituto Camões, colocar em prática a criação de um ambiente online de formação, para desenvolver projetos de melhoria no reforço da Gestão das Finanças Públicas de Timor-Leste e também cursos da Língua Portuguesa para fins específicos, e conseguir exercer centralizadamente a gestão de conteúdos na plataforma web.

Ao ter acesso aos serviços eLearning prestados pela EDUdigital, o Camões conseguiu aperfeiçoar as suas ações nos programas nacionais e internacionais, conseguindo, assim, promover a criação de aprendizagem em áreas específicas, para erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável, num contexto de respeito pelos direitos humanos.

Contacte-nos!